ZFS Book
Vou utilizar está área para receber comentários (críticas, sugestões, etc) dos leitores, relativos ao livro ZFS Para usuários OpenSolaris, Windows, Mac e Linux (Brasport – 2010). Assim criamos um canal de comunicação, assim como o email que também disponibilizei no livro. Sintam-se à vontade para trocar idéias sobre a obra, e expressar suas opiniões!
ps.: Caso encontrem algum “easter egg“, podem postar também… ;-)
Este é o da capa!
Muito Obrigado!
Poderia me repassar seu email quero trocar ideias de linux quero aprender como editar código do linux essas coisas meu msn axanka2@hotmail.com
Olá… lí uma nota do seu livro na revista Locaweb ed. 22. Sou um entusiasta de novas tecnologias e assim que conhecí o ZFS fiquei impressionado. Seu livro já é uma compra certa. Espero poder trocar informações futuramente. Até mais.
Olá André! Legal, acredito que você irá gostar bastante da tecnologia, visto que o ZFS é um sistema de arquivos bastante inovador em vários quesitos. Espero que goste do livro, e quaisquer dúvidas vamos utilizar esta área para trocar idéias.
Abraço!
Leal
Marcelo,
Comprei seu livro no Submarino e estou aguardando a entrega.
Quero conhecer um pouco mais a fundo o ZFS, pois estou querendo montar um NAS (FreeNAS ou Nexenta-baseado no OpenSolaris) e estou em dúvida sobre qual dos dois é mais estável… tem alguma dica? O port do ZFS para o FreeBSD é confiável?
Olá Carlos!
Bacana que você tenha interesse pelo ZFS, e espero que o livro te ajude no entendimento e utilização da tecnologia. Sobre o ZFS no FreeBSD ainda não testei, mas pelo que tenho acompanhado nas discussões e notícias, parece estar evoluindo bastante. Agora com ZFS no sistema de arquivos raíz, fica ainda mais interessante…
Nexenta é uma das primeiras empresas a investir no projeto e tem uma base bastante consolidada, parece ser uma boa opção.
Leal
Olá Marcelo, sou de Porto Alegre e estou no 3 semestre de Seg da Informação. Gostaria de saber se tens um grupo de estudo ao qual se encontra para estudos. Meu interesse é aparender. Tenho muito interesse no projeto ILLUMOS e saber se o OpenIndiana irá continuar. Aguado sua resposta.
Ayr, tenho um grupo criado no Linked.In para discutirmos sobre soluções de armazenamento baseadas no ZFS, pode ser um bom ponto de partida para você discutir estes pontos com a comunidade. Procure pelo grupo no Linked.In ou acesse o link para o meu perfil aqui no blog. Quanto a questões específicas sobre os projetos, o ideal é participar das listas de discussão específicas de cada um. Abraço!
Olá, Marcelo. Comprei seu livro agora em 2015 porque estou interessado em aprender ZFS. Notei, entretanto, que nos 5 anos entre agora e o lançamento do livro houve muitas mudanças no mundo da informática e em especial quanto ao fim do OpenSolaris usado como base no livro.
Eu tenho mais domínio do Linux e, em segundo lugar (distante) do FreeBSD, mas muito pouco do Solaris e derivados. Gostaria de usa o ZFS no Linux, mas temo a maturidade do ZFS no linux e se há perda de alguns recursos no port linux. Gostaria de saber se você usa o ZF no linux ou, pelo menos no FreeBSD e qual a sua opinião sobre esses sistemas operacionais como servidores de arquivos (usando ZFS) quanto à confiabilidade, desempenho, etc.
Acho que só esse assunto (ZFS) já mereceria um site e/ou um forum de discussão e acredito que você seja a pessoa mais indicada para começar isso. Pense nessa idéia !
Valeria também uma segunda edição do seu livro de ZFS abordando a instalação e uso no Linux e FreeBSD que, querendo ou não, são mais populares e de utilização mais difundida.
Obrigado.
Olá Manoel!
Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela compra do meu livro, e também pelo interesse no ZFS, pois é realmente uma tecnologia fantástica!
Você tem razão no tocante a mudança radical no panorama de TI nestes 5anos, e principalmente no que diz respeito ao ZFS. Minha experiência é com o ZFS (Solaris/OpenSolaris), e para não dizer que nunca trabalhei com as outras implementações, testei o do Linux (fuse), e o FreeBSD. Mas gostaria de salientar que embora inspirados no “original” (conceitualmente), são implementações totalmente novas e sem relação com a original (inclusive com diferenças de funcionalidades). Então recomendo você a testar e ver qual se adequa melhor a sua necessidade. Eu gostei muito dos testes que fiz com o FreeBSD.
Abraço!