Olhar Digital II (Filhos do Linux)
O programa de hoje do Olhar Digital tem um fato muito interessante sobre minha formação profissional, e sobre o GNU/Linux. Eu já trabalhei com outros sistemas operacionais que não eram “Unix like”, e inclusive já administrei servidores Windows NT e etc. Mas depois que comecei a trabalhar com GNU/Linux, minha profissão e especialização em administração de sistemas e redes, ficou totalmente dentro do mundo Unix (GNU/Linux, BSD, Solaris/OpenSolaris, SCO, AIX, etc).
Isto já tem mais de dez anos, e bem antes dos meus filhos nascerem. Às pessoas que achavam difícil o ambiente GNU/Linux, eu sempre dizia que era questão de costume e não de dificuldade. Realmente achava ruim para a informática ficar reduzida a um sistema operacional, e ter o mundo inteiro vendo os computadores a partir das mesmas “janelas”. Quando meus filhos nasceram, eu sempre conversava com o pessoal dizendo que: “Eu não tenho Windows, pois não trabalho com aplicativos piratas, e realmente acho caro para pagar por um sistema operacional que tem inúmeras opções melhores, gratuitas e de código aberto”. Já paguei por sistemas operacionais sim, mas foi o Solaris 8 ainda (um pouco antes dele ficar gratuito ;( ), e pelo MacOSX (que é meu desktop atual). Bom, o que aconteceu foi que meus filhos cresceram utilizando o GNU/Linux, e este foi o ambiente que eles conheceram. Até por saber que na escola eles aprenderíam o sistema operacional da Microsoft, e depois iria comprar uma licença Windows para que eles pudessem conhecer e aprender outros ambientes. Só que depois deles aprenderem o windows no colégio, não tiveram vontade de ter um windows em casa, e continuaram utilizando apenas o GNU/Linux. Então falei para àquelas mesmas pessoas: “Viu como é questão de costume? Meus filhos tem fluência no GNU/Linux e não no Windows, e isto não diz que um é melhor do que o outro, ou mais fácil, e sim que temos mais conhecimento naquela plataforma que estamos mais acostumados”. E mais, podemos sempre aprender a trabalhar em outros ambientes se tivermos interesse.
Bom, depois de conversar com o pessoal da produção do Olhar Digital sobre este aspecto, surgiu a idéia do programa de hoje (meus dois filhos mais velhos estão lá… ;-), que acredito o pessoal que lê o blog tenha gostado e se identificado.
Por último, vou dizer que terei que comprar uma licença de windows, e instalar um computador com esse sistema operacional aqui, pois minha outorga para a escola ensinar meus filhos não está funcionando muito bem. ;-) Preciso corrigir isso… hehe
Obs.: Como vocês notaram meu blog é basicamente em inglês, e os temas giram em torno de tecnologias Unix (sistema operacional), projetos de código aberto, tecnologias, e etc. Mas para atender ao público que está acompanhando o Olhar Digital, e me mandou inúmeros emails e comentários no blog (muito bacanas por sinal), vou escrever tópicos sobre GNU/Linux em português. Por isso, podem sugerir, e criticar, que quem escreve esse blog também lê. ;-)
https://twitter.com/msleal
Ficou ótima a matéria cara! Queria também ter crescido em ambiente Linux, mas, como a maioria, fiquei 4 anos no Windão! eheheh… Estou a um ano com o Linux (Ubuntu) e semana passada tive que usar Windows, e meu, me senti desconfortável ao usa-lo de novo. Mas é o costume né cara, como você disse. Um ano e já me desacostumei do Windows, imagine para quem tem mais tempo… e sem essas “gerrinhas” de sistemas operacionais, cada um usa o que lhe atende e apraz. Até o Linus fez propaganda do Windows 7, ficou sabendo disso? eheheh… se algum dia tiver que usar um Mac (quem dera!) ou um Windows 7 da vida, usarei sem problemas, basta me adaptar um pouco e já era!
Ae Marcelo, uma dúvida: O Opensolaris está preparado para ambiente desktop, para um usuário final? Estou pensando em trocar o Ubuntu pelo Opensolaris, é uma boa idéia? Ou o Opensolaris ainda é meio cru no sentido de atender a um usuário final leigo (eu!)?
Fala aí Leandro! Valeu pelo comentário!
A resposta curta é sim. A resposta longa seria depende… ;-)
Sim porque tem um ambiente que evoluiu bastante, e tem uma interface (gnome) bastante conhecida dos usuários GNU/Linux, e tem como objetivo ter os aplicativos GNU nativos para que os usuários que vierem deste sistema operacional não se sintam desconfortáveis. Já a resposta talvez está muito relacionada a quantidade de aplicativos disponíveis. O GNU/Linux já passou por esta fase, e quem utilizou *BSD por exemplo sabe que muitos aplicativos eram mais fáceis de achar primeiramente para o GNU/Linux. Um exemplo é o skype que parece que agora terá um binário para OpenSolaris. Mas se você quer aprender e utilizar características tipo: DTrace, ZFS, Zones/Conteiners… esse é o caminho!
[]’s
Ae Marcelo! Cara, eu meio que sabia que sua resposta ia ser sim, então já tinha colocado o wget para trabalhar, já estou baixando o Opensolaris (agora está em 83%…)! Vou colocar full-hd mesmo, sem dual-boot. Qualquer coisa se não der certo eu volto pro Ubuntu tranquilo, nem tenho muita coisa importante nesse disco rígido. Muito obrigado pela resposta, e boa sorte ae com seu blog (agora em português né!).
Eu instalei o OpenSolaris 5.1 Gnome aqui em uma máquina exclusivamente para testes. Correu tudo tranquilo, mas estou apanhando na questão de programas, e apelei para instalação direta dos códigos fontes ao qual fui habituado por vários anos quando usei BSD (Unix) e Slakware (Linux). Até gosto de brincar com códigos fontes, pois posso ir ao código e fazer pequenas mudanças e só porque não sou programador. Mas, isto toma muito tempo e instar pelos binários é mais rápido e prático. Vamos ver o que vai dar… Seria bom trocarmos ideias aqui sobre o sitema OpenSolaris…
Antonio, blz?! Acho que você se confundiu com a versão do SO e do kernel SunOS. Acredito que tenha instalado a última versão (OpenSolaris 2009.06). Você não deve ter problemas com instalação de aplicativos não (talvez com quantidade ;-).
Então, na barra de tarefas deve ter um ícone com três cubos, do gestor de aplicativos, a base da ferramenta de administração de aplicativos do OpenSolaris foi idealizada pelo criado do Debian GNU/Linux (Ian Murdock). Ainda tem muito para evoluir, mas está muito boa!
Obrigado por alertar, realmente é a versão 2009.06, mas são tantos computadores aqui que me enrolo em detalhes. Trabalhei com FreeBSD 4.3 por um tempo aqui em um servidor e tive um FReeBSD com KDE. ao qual tive que seguir um passo a passo para configurar o servidor X. Hoje é tudo Linux em minha volta. Mas, uma vez baixei o OpenSolaris em DVD duas vezes e não obtive êxito. E no final de semana passada baixei o OpenSolaris e fiz uns testes acompanhando uns fóruns, porém foi muito coisa em pouco tempo. Se me sobrar tempo vou dar mais uma olhada.
Tenho a vantagem de ter muitos computadores aqui com vários tipos de Hardwares e posso acompanhar como os vários tipos de kernels se comportam.
Olá Marcelo,
Sou usuário do Windows há mais de 15 anos, e agora meu filho ganhou um computador com Linux Ubuntu 9.04 (do qual não sabemosi nada), mas andei pesquisando aqui e ali, vi também a matéria sobre o Linux no Olhar Digital e fiquei impressionado com o que vi.
O porém, é que até agora não consegui ver vídeos, DVDs, ouvir músicas, nem alterar a data e hora no Ubuntu! Faltam os codecs! Tentei baixar em um computador com acesso a internet e tentei instalar no nosso computador, mas ele pede senha para tudo, e não sabemos qual é essa senha misteriosa! Acredito que essa senha é pedida na hora da instalação do Ubuntu, e como não fomos nós que instalamos, não conseguimos fazer quase nada no computador. A Leadership (que montou a máquina) não sabe de nada e indica assistências técnicas, que ficam há mais de 80 km de nosso endereço. Entrei em contato com 3 assistências técnicas por e-mail e não obtive nenhuma resposta. Entrei em contato com um internauta e também não me respondeu. Entrei em vários sites e fóruns e tentei decifrar a tal senha enigmática e também não consegui… Estou tentanto há mais de 20 horas e até agora nada…
Não entendo como a empresa que monta o computador não instala os codecs básicos AVI, MPG, WMA, WMV, ASF, MP3, MP4, DVDs. Por que não me forneceram a senha para alterar coisas no sistema, como por exemplo a data e a hora?
Gostei da leveza do Linux, o fato de não pegar vírus, o Open Office, o Gimp, conectei meu celular Nokia e o sistema reconhceceu normalmente.
Se alguém puder ajudar…
Olá Cesar,
Você comprou este computador de uma loja já com o Ubuntu instalado? Não conheço nenhuma que venda com Ubuntu, normalmente é uma distribuição customizada, com manuais e com procedimentos bem particulares quanto a senhas (tudo bem explicado, e simples).
Quando você liga o computador ele já entra na interface gráfica (no ambiente de trabalho) diretamente, ou você precisa entrar com um usuário? Se você precisa digitar um usuário e senha, você deve utilizar esta senha para as tarefas administrativas que você está se referindo. Se ele já entrar com um usuário pré-configurado, faça o seguinte:
– Veja qual o nome de usuário que você está logado;
– Depois, você deve abrir um terminal (digite simultaneamente ALT+F2 e logo após escreva “gnome-terminal” na caixa de diálogo que aparecerá, seguido de “enter”).
Dentro do terminal identifique qual o usuário está sendo utilizado digitando “whoami” seguido de enter;
– Agora digite “sudo su”.
Você deve então estar como administrador do sistema (root) sem precisar de senha, e daí pode digitar “passwd nome-do-usuario-identificado-no-whoami”). Agora com essa senha você poderá administrar o seu ambiente, memorize-a.
Espero ter ajudado, senão poste aqui suas dúvidas que com certeza alguém irá respondê-la!
Forte Abraço e um excelente 2010!
Olá Marcelo!
Estive de férias…
Muitas lojas estão vendendo computadores com Linux, e o nosso veio com o Ubuntu instalado. Não veio com manuais, e não veio com a senha para que pudéssemos instalar programas, alterar a hora, a data etc.
Quando ligamos o computador ele já entra na interface gráfica sem precisar entrar com um usuário.
Infelizmente, trocaram o Linux pelo Windows antes de eu conseguir tentar sua dica. Queria tentar o Linux mas não deu…
As montadoras de computadores (Leadership, Positivo) são irresponsáveis, já que não mandam a senha para os usuários e também não dão solução por telefone, nem por e-mail, e o usuário que se lixe. Então, isso contribui para os usuários de Windows ficarem com medo do Linux.
Poderia ser o contrário, já que as lojas, para baratearem o custo das máquinas poderiam mandar com Linux, junto com as senhas, dicas básicas. Isso iria popularizar o Linux.
Uma vizinha comprou um notebook da Positivo com Linux Mandriva e junto veio um pen modem Huawei da Vivo em uma promoção. Ao ligar a máquina, o pen modem não funcionou. Então ela foi até uma loja da Vivo e ninguém conseguiu ajudar. Ela pediu minha ajuda, e eu baixei os drivers do pen modem na internet (isso os técnicos da Positivo já poderiam ter feito, ou então a loja onde a máquina foi comprada, já que a venda foi casada com dois produtos) instalei e tudo ok. Na hora de conectar, somente tinha um programa discador da Brasil Telecom, entramos em contato com a Positivo e a atendente disse que não era possível a conexão com aquele modem. Então disse para ela que era sim, pois baixei os drivers para o Linux! Ela então perguntou a alguém e confirmou que era possível, mas não poderia me ajudar a conectar na operadora Vivo. Disse que entrássemos em contato com a Vivo. Depois de longos minutos de incomodação, a vizinha resolveu tirar o Linux e instalar o Windows XP.
Obrigado pela sua ajuda, ainda que eu não tenha tido a oportunidade de tentar.
Um feliz 2010 para você.
Caro Marcelo Leal:
Uso Ubuntu 10.10.Tenho pequenas dúvidas que podem ser respondidas facilmente:
1)Não consigo conectar nenhuma rádio pelo Ubuntu e com o sistema Windows eu ouvia normalmente.
2)Uso o Avast anti-vírus no meu Ubuntu e atualizo todos os dias.É recoemendável?
Obrigado e bom começo de ano.
Hello Vander!
Acho que o Avast é um anti-vírus bem popular, se você quer utilizar algum tipo de anti-vírus no Linux. Acho que sabe as características deste sistema, se utiliza como desktop tem um usuário sem privilégios para isso.
Quanto a rádios, é importante saber quais os procedimentos e quais os problemas que está enfrentando mais especificamente. Conheço muitos usuários que escutam rádios na web, e isto é independente de plataforma (ex. pandora). Caso esteja utilizando um programa específico, ou rádio específica, será preciso detalhar mais.
Por último, gostaria de dizer que criei um fórum no meu site para facilitar a interação com os usuários e criar uma base de conhecimento mais fácil para todos:
https://www.eall.com.br/bulletinboard/
Por favor, registre-se e crie os tópicos com os questionamentos que quiser e ajude a divulgar mais este canal em EALL.
Valeu!
Leal