Parece que sou minoria, mas realmente não gosto desta nova fórmula do campeonato brasileiro de pontos corridos. Acho uma cópia barata do modelo europeu, e como não podia ser diferente, está indo pelo mesmo caminho…

Acontece que por lá, os países tem dois ou três times que concorrem ao título, passeando pelo país com seus times milhonários. Aqui é muito diferente, quando começa o campeonato brasileiro, temos no mínimo 10 times concorrendo ao título!

Imagine se nesta reta final de campeonato, tivéssemos os oito primeiro classificados para decisão do título: São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Atlético MG, Cruzeiro, Avaí, Goiás!

Teríamos: Maracanã, Beira-Rio, Morumbi, Mineirão… todos lotados! A emoção é totalmente diferente, podemos acompanhar todos os jogos, e todo o clima das finais é diferente.

Aposto que todos lembram das finais do campeonato brasileiro que seu time ganhou, bem como final da copa do mundo, final da libertadores, finais da NBA, o que quer que seja. Agora como tem terminado nosso campeonato nacional?


Só consigo imaginar este campeonato dando certo se for estipulado uma quantidade mínima de pontos do primeiro para o segundo colocado para que o campeonato termine nos pontos corridos. Algo tipo 9 pontos (ou três partidas de diferença). Qualquer coisa diferente disso é premiar a regularidade e não a excepcionalidade. O que me acostumei a ver no futebol nacional.

Imaginem que temos um primeiro colocado ao final do campeonato que tem apenas dois pontos a mais que o segundo. Sendo que o segundo colocado ganhou as duas partidas do primeiro colocado. Só que o segundo colocado jogou com o time “B” na primeira partida do returno, quando o time “B” estava na pilha de fugir do rebaixamento, jogando em casa e técnico novo. O segundo colocado do campeonato empatou. Daí, o primeiro colocado pegou este mesmo time “B” na última rodada do campeonato, jogando em casa, e com o time “B” rebaixado matematicamente e com o time sub-15 em campo. ;-)

Os melhores jogadores crescem nas finais, e tudo isso porque futebol é arte e pautar o campeonato do melhor futebol do mundo pela regularidade, mesmo que a melhor do campeonato, é muito pouco para apontar o “melhor” time.