Olhar Digital
A really nice experience! It’s always good when we can help, and my job was help some new users of the Ubuntu GNU/Linux Distro in this television show (Brazilian Portuguese). Basically, the users had two difficulties:
1 – Install the firefox flash plugin;
2 – Install a MSN client;
The first problem is related with two problems. The first is not that easy for the users to know what “program” they really need when they do a search like “flash” and do appear many options. So, two things happens:
– The user installs the wrong choice;
– The user installs everything;
The user on the show did install everything. So, there was conflict between the packages when executing, and the sound was not working. So, my tip was: “If you want to install one software, and the system gives to you many options, it’s better you to choose one, try it out. And if it does not solve the problem, you first uninstall it before try another”.
The second user had problems trying to install the aMSN client. But the user did not want to use the aMSN program, but just use the MSN network. Well, the pidgin is already installed by default, and the user did not know about it.
In the end, a really nice experience!
peace
Muito legal a sua participação, a questão do flash eu diria para baixar o flash mais recente no site da adobe, exatamente como você faz no windows,
e para msn eu recomendo o EMESENE que é exclusivo para MSN, diferente do pidgin que é para muito, e acaba pecando por não ter todas as features do msn.
o emesene por sinal e um projeto onde maior parte e feito por latino americanos, entre argentinos, brasileiros e outros.
Ôpa, valeu pelo comentário. Um único ponto que acho importante é o fato de que estamos falando de usuários realmente inexperientes com outro sistema operacional. Acharia ainda mais interessante se o próprio firefox instalasse o plugin integrado com a distribuição. Depois que o usuário já se sente um pouco mais confortável, daí ele pode utilizar outras opções mais completas. Inclusive o aMSN funciona perfeitamente. Primeiro funcionar, e depois funcionalidades. ;-)
Abraço, e com certeza usuários tentarão as suas dicas.
Marcelo estou com uma duvida toda vez que tem que baixar um programa
qualquer um eu tenho que ir no terminal e e passar o comando
nao para instalar só clicando no programa que eu baixei
procure por pacotes .deb (se vc usa ubuntu ou outra distribuição baseada em debian)
clicando duas vezes ele instala! eu pelo menos a muito tempo bani o comando dpkg da minha vida!
Olá Felipe. Se você fizer o download de um arquivo com a extensão .deb, você pode clicar no arquivo utilizando o nautilus por exemplo, e o instalador deve ser acionado sem problemas. Caso seja um script de instalação, uma caixa de diálogo deve ser iniciada para permissão de execução. Só tenha em mente que é arriscado executar um script de instalação que você baixa para seu Desktop, ainda mais se precisar de permissões de root.
Dae Marceleza!
Parabéns pela iniciativa! Muito bacana o vídeo.
Abraços,
Masina
Eu tenho uma dúvida que me “irrita”, mas talvez vc possa ajudar …
tenho Ubuntu e utilizo desde a versão 8.04, e o uso do flash utiliza-se mais cpu do q a memória, ao contrario do Xp. Meu processador é um Sempron de 1600 MHz com 1gb de memoria. Videos em AVi , WMV e DVD trabalha na normalidade mas os videos em flash o processador trabalha quase a 100%. Será algum conflito de plugins?? é normal esse procedimento?
Um abraço!
Valeu Masina! É sempre importante participar e ajudar no que for possível.
Forte abraço!!!
Ricardo, tudo blz? Olha, quanto a sua dúvida, eu já vi o firefox por diversas vezes apresentar problemas que fazem com que o processamento da máquina fique realmente alto. Isto pode ser por bug na aplicação, ou até mesmo em um de seus plugins. Se você identificou que realmente é o plugin para flash, aconselho a tentar atualizá-lo, e ver se tem correção para isso. Outra maneira de depurar o problema é tentar utilizar outro navegador com suporte ao plugin (como opera ou konqueror), e ver se o problema desaparece. Ou você está falando de um flash player “standalone”?
não estou falando de plugins para videos em flash msm…. alguns videos no youtube por exemplo, rodam a 100% no Firefox, o mesmo acontece no Chromium.
Irei fazer o seguinte: desisnstalar todos os plugins de video, instalarei novamente e ver o resultado. Antes disso, instalalrei outro Browser e ver se harerá alguma diferença. postarei minha resposta em breve.
Vlw pela força Marcelo, Um abraço!
faltou uma vírgula depois do não, na primeira linha. Desculpe…
Marcelo,tenho um grande problema,Sempre que instalo o Linux,perco o Boot do windows,e no caso esse computador que uso em casa,meu pai também usa,e ele mau sabe mecher no windows,imagine em uma distro linux,no caso,você teria alguma dica para o problema?
Qual distribuição você está utilizando? Isto não deveria acontecer com o Ubuntu, e caso aconteça você consegue arrumar rapidamente. Você instalou várias vezes? Testou mais de uma distribuição, foi isso?
Olá Marcelo, vi o vídeo no olhar digital dos iniciantes ao mundo Linux.
Conheço Linux há muito tempo e usei e ainda uso, claro com menos frequência o console. Que muitas vezes me salva de alguma encrenca ocorrida graficamente.
Agora mesmo estou em um Ubuntu 9.04 e em outra máquina um Ubuntu 9.10 em fase de testes. Mas, tenho Slackware 12 e vou baixar a versão 13. Tenho Mandriva 2009.1 sprint, Suse 11.1 usando Gnome e também Kde.
Fiquei muito feliz ao ver você apresentando as soluções com muita desenvoltura e falando a língua dos jovens que lá estavam presentes. Isso é muito importante, pois às vezes somos muito técnicos e isso assusta algumas pessoas. Mas, o que eu quero contar que tenho uma filha de 15 anos e penso que por estar sempre presente aqui no meu laboratório particular (encaro o computadores como um hobby também) ela usa o Linux com muita facilidade e sempre me diz que nunca trocaria por outro sistema operacional. Tudo bem que eu resolvo a maioria dos problemas para ela. Mas, utilizar o aplicativos de edição de fotos, textos, apresentação de slides, ouvir músicas, assistir a vídeos e acessar à internet é tudo muito tranquilo.
Tudo bem que eu tenho o Windows XP em dual boot aqui, derrepente bate uma saudade (Não nunca bateu saudade) e vai estar ali esperando sentado.
Depois escrevo mais, senão vai um livro…
No caso do Kauê, o que mais tem aqui são pessoas que sabem muito pouco de Windows e só usam porque outros usam. E foi bem colocado este termo no olhar digital. Sempre vai ter um vizinho que usa o Windows e já passou por um problema parecido e acaba ajudando. Claro, tem muitos que dizem que sabe tudo de Windows e detonam o sistema num piscar de olhos…
Seria bom saber qual a distro Linux usada. Assim ficaria mais fácil ajudar. Tudo bem que de uma maneira genérica seria ir a console e digitar como root:
# sfidik -l para gente saber como foi dividido as partições e saber onde
esta a swap, ntfs ou fat32, ext3, ext4, reiserfs e assim por diante.
Depois saber se está usando lilo, grub ou grub 2 no caso do Ubuntu 9.10.
Olhando para o lado de que a maioria usa grub.
$ cat /boot/grub/menu.list para ver se está correta as configurações.
#gedit /boot/grub8menu.list para fazer as alterações necessárias.
Depois é só iniciar o Linux…
Mas, penso ser preciso dar mais detalhes, sabe se lá o que realmente aconteceu.
Seria cat /boot/grub/menu.list … Escorreguei para o 8…
E quando disse ” o que mais tem aqui”, eu quis disse em minha cidade que tem 3400 habs e tem pouco tempo que as pessoas aqui conheceram computadores. Eu morava em outra cidade e conheci o meu primeiro pc apple 2 em 1991 se não me engano.
Antonio, muito legal seu comentário. O que posso dizer é: Espere pelo próximo programa que tenho certeza que vai gostar! ;-)
Marcelo, deu uma trabalheira como sempre dentro do linux, mas em termos deu certo, os vídeos abre agora na “normalidade”. Mas aconteceu o seguinte: desativou o Compiz, não pega nenhum efeito. Aceito sugestões.
À propósito, já usou o Debian? uma dica por favor para configurar ADSL nele…eu acho q em algums momentos ele é mais leve do que o ubuntu.
Olá Ricardo! Você diz que seus vídeos em flash estão funcionando sem carregar no processador? E o compiz não está funcionando? Qual sua placa de vídeo? Interessante que já tive alguns problemas com o compiz habilitado e alguns plugins (como “transparência e “water effect”). Com o cubo transparente, algumas aplicações subiam o load a 100%. O firefox era um deles… e o outro era o Team Fortress 2 que meus filhos jogavam. Dá uma olhada em Configurações->aparência, e vê se a configuração custom saiu. Caso contrário, tenta habilitá-la e veja se os problemas não retornam.
Marcelo Leal Meu nome é mauricio eu gostaria de saber como configura o unbunto 9.4 para acessar a internet , não automaticamente mais sim conectando e desconectando quando eu quizesse obrigado des de já
Você pode configurar isto no Network Manager, e selecionar para não cofigurar a rede automaticamente (manual). Botão direito no ícone com os dois computadores na área de notificação.
Não Marcelo ao contrário, os videos em flash é o que estavam pesando no processamento, mas aqui agora esta na faixa dos 40, 50%. O Compiz estava funcionando normalmente, com cubo d’água e tudo, só q agora não quer habilitar, deve ser falta de algum plugin. Abraço!
Fiz a compra de um Notebook Itautec modelo W7655 no Shoptime, ele veio com o Librix (Distribuição Linux da Itautec), desde de o inicio minha intenção foi trabalhar com o Ubuntu e fiz a instalação dele no Notebook, a maioria dos periféricos ele identificou numa boa mais…Web cam e Bluetooth não, além de não tocar músicas em MP3, sendo que direto de um cd ele toca, também ao colocar um dvd ele não roda e assim como o mp3 ele pede um plugin, a web cam e o bluetooth já fiz de tudo é nada..se você puder me ajudar eu agradeço..
Olá Sergio!
Você é um usuário experiente de GNU/Linux ou está começando a trabalhar com ele? Se você está começando, aconselho a permanecer com a versão de GNU/Linux do fornecedor (no caso Itautec), que possui todo o hardware homologado e etc. Não conheço esse notebook da itautec, mas caso você queira utilizar outra distribuição, terá que se aprofundar um pouco mais e começa por descobrir o modelo dos dispositivos que estão instalados no notebook. Uma rápida pesquisa pelos drivers me indicou o site (Apenas driver Windows):
https://www.itauteconline.com.br/iol_arquivos/corpo3_arquivos/drivers_arquivos/notebook_W.asp
Você pode entrar em contato com o suporte técnico da Itautec e pedir o Driver para o GNU/Linux. Talvez em formato amigável para instalação, ou o código fonte.
As análises que li sobre o Librix foram muito boas, inclusive é baseado no Gentoo GNU/Linux, que é uma das distribuições que mais gosto e trabalhei muito.
[]’s
Sim sou iniciante, e já tirei o librix e coloquei o ubuntu! agora tudo funciona, mais ele não reconhece a web cam nem o bluetooth, o suporte pelo telefone não funciona e não tem um online no site, você teria uma solução eficiente pra este problema?
Fala Sérgio. Como disse anteriormente, você precisa dos drivers para os dispositivos que você possui. Por isso indiquei, já que você é iniciante, a utilizar a versão GNU/Linux do fornecedor (Itautec). Caso realmente queira começar a utilizar o Ubuntu resolvendo este problema, terá que ter as informações sobre modelo/fabricante dos dispositivos do seu notebook (lspci), e configurar os drivers.
mais me diga uma coisa, vai ter jeito de funcionar?
Sim, com certeza. Eles não podem ter criado um notebook para ser disponibilizado com dispositivos que não tenham drivers para GNU/Linux. Visto que a distribuição que eles usan no notebook é Librix. Você deve ter recebido cd/dvd de instalação, e a GPL lhe garante o direito de ter acesso ao que é distribuído (fonte). Portanto, procure no cd/dvd se tem os fontes de algum driver específico do seu laptop, caso contrário entre em contato com a intel para lhe enviar. Mas se você souber quais são esses dispositivos (que até agora você ainda não disse ;-), será mais fácil da comunidade Ubuntu lhe auxiliar.
Espero ter ajudado.
okay, irei verificar os cds (novamente) e tentarei entrar em contato com a intel, quanto ao fato de eu não ter lhe informado o nome dos dispositivos é pelo simples falo de que eu não sei, ate fui no terminal e digite lspci, lá vejo o nome de todos os hardwares menos do bluetooth e da webcam..
Sergio, eu tenho um Notebook Itautec modelo W7655 que veio sem sistema operacional. Eu instalei o ubuntu 9.04 e primeira mente liguei ele à intenet via cabo com ip fixo, então fui em “Sistema, Administração e Gerenciador de Atualizações e pedi para instalar atualizações e caso não apareça nada para instalar clique em verificar pedindo a senha, coloque sua senha de usuário.
Depois de tudo atualizado, pois é muito importante, então abra um arquivo mp3, wma, avi etc.. aceite atualizar os plugins e tal. Quando terminar as atualizações, talvez o kernel seja também atualizado, o meu aqui já está na versão 2.6.28-16-generic. Instale também o Cheese para usar a webcam tranquilamente e com alguns efeitos também. Faça estes testes e diga depois o que aconteceu.
Sergio,
Em caso de atualização do kernel, vai pedir para reiniciar, faça isto.
E ai cara blza?
Estou com um problema no Skype, o microfone n funciona (o máximo q faz é uns chiados), tanto no Ubuntu (q eu uso), como no Kurumim (q um amigo meu usa)…tem alguma solução para isso?
Vlw!!!
Parabéns pelo blog e pela participação no olhar digital, espero que pessoas possam mirar para o GNU/Linux sem medos!
Abração!
Leandro
ola´ Macelo
Sou um estudante de técnico em informática, sou usuário principiante do Linux Ubutum e estou querendo saber sobre tudo do sistema operacional do Linux queria saber se você tem alguns materiais para mim estudar e podia mim passa
Muito Obrigado!!!
Olá Ederson! Você pode procurar por documentação em ubuntu-br, e aqui no blog, tenho alguns documentos sobre ubuntu e GNU/Linux que podem lhe interessar. Tenho um trabalho sobre ferramentas de administração de aplicativos, que dão uma visão bacana sobre deb, rpm, e ebuilds (conceito):
https://www.eall.com.br/blog/?cat=3
valeu!
Antonio Souza: cara valeu, essa atualização eu já tinha feito e os plugins funcionaram, só não instalei esse queijo ai, mas o farei depois, quanto ao bluetooth, o que vc fez pra o dispositivo aparecer? quando eu coloquei um externo ele ate funcionou mais o do notebook não..qual foi a solução para esse problema?
pow Marcelo desculpe te apurrinhar de novo mas só falta isso para o Ubuntu subir no meu conceito: tenho um card reader, comprei avulso e no Ubuntu naum reconheceu. O que vc pode me aconselhar ?? vlw!
Sérgio Rodrigues,
Estou achando muito estranho sobre o bluetooth, agora mesmo estou com o celular de minha filha, entrei nas configurações de bluetooth, configurei o estado como ativo. Agora fui na barra de tarefas superior do Ubuntu 9.04 e cliquei no ícone do “dente azul”, logo fui em avançar e apareceu uma tela oferecendo o dispositivo que no caso do telefone dela está com nome paloma, selecionei e cliquei em avançar sem modificar mais nada. No telefone pediu um confirmação, aceitei e coloquei o código que foi mostrado no próprio Ubuntu “4389”, claro que no seu caso pode ser outro. Pronto, agora estou enviando um arquivo de audio em mp3…
Achei interessante e simples, ao ir na minha pasta de images e músicas. Clique com botão direito do mouse, enviar para e máximo, apareceu enviar como: dente azul
enviar para: paloma
compressão: não vem ao caso aqui…
e fui em enviar, e lá foi o arquivo…
No caso de algum problema, um clique com botão direito do mouse no ícone do bluetooth e em preferências, você pode excluir o dispositivo encontrado anteriormente que venha dar algum problema. E depois configure novamente.
Aqui no celular de minha filha que é cheio de frescuras, ficou pedindo confirmação para tudo que eu ia fazer, era só configurar para sempre permitir e ficou legal…
agora o problema é com o cheese, instalei pelo terminal m ais não aparece em acessorios como deveria, e o bluetooth; bem é como se o não existisse um dispositivo no pc, quando eu coloco um dispositivo externo que uso no windows ele reconhece…
Olá Marcelo. vi seu video no olhar digital e gostei muito da sua iniciativa e parabens..estou trabalhando duro e direto com o ubuntu a 1 ano + ou – e vou lhe dizer, nesse 1 ano nao sinto a minima falta do windows, faço realmente de tudo que preciso (exceto Jogos Windows) e pretendo me aprofundar nessa area de linux, gostaria de algumas dicas suas em relação a cursos que eu poderia estar vindo a fazer e o que vc recomenda, aki no RJ ja ouvi falarem de organizações do governo onde as vezes abrem vaga para estágios de trabalhos em linux, gostaria muito de trabalhar e aprender nessa area! obrigado e boa sorte!
Olá marcelo tudo bem ? vi um video teu no olhar digitar e observei que você um especialista em relação a linux, eu já utilizei varias vezes o linux versão ubuntu, mais na realidade como não tenho muito Experiencia nele na parte de server ubuntu, gostaria se fosse possivel você me ajudar a montar um server com ubuntu, colocar ele para compartilhamente a internet o que devo usar, os DHCP, etc.
Se possivel entrar em contato comigo atraves do email lhe agradeço.
att
wellinton silva
Fala Joelson! Você está no caminho certo, aconselho você a ler blogs, participar das comunidades (irc, listas de discussão), e *utilizar* o GNU/Linux, pois só assim aprendemos. ;-)
E não deixe a diversão de lado! Dê uma olhada aqui:
https://www.eall.com.br/blog/?p=95
;-)
Wellington, não ficou muito clara a sua dúvida. Mas é bacana o seu interesse pelo GNU/Linux, e caso você implemente a solução que está pensando, envie suas dúvidas que tenho certeza o pessoal irá ajudar.
Vi sua reportagem no olhar digital achei muito interessante a tempo venho buscando um maneira de tornar o Ubuntu como meu sistema operacional,mas venho tendo problemas principalmente como o drive da place de video tenho um notebook Positivo Sim+ onde a resolução que era para ser 1280*800 ficam 800*600 claro que o drive de video é um sis Mirage 3+ li foruns sobre este drive e não consegui um solução bom não quero que você solucione um problema mais se puder me ajudar com uma sugestão agradeço.
Olá Rafael, qual distribuição GNU/Linux veio instalada no seu notebook? É a própria que não está com a resolução correta, ou a versão do Ubuntu que instalaste? Tenho recebido algumas dúvidas sobre dispositivos/drivers, esses problemas tem basicamente três possíveis soluções:
1 – Receber o driver do fornecedor;
2 – Receber o driver do sistema operacional (no caso do GNU/Linux, temos ainda o trabalho das distribuições para aumentar/melhorar a disponibilidade de drivers);
3 – Comunidade (programadores independentes);
A GPL nos garante acesso ao código. Então, se alguns fornecedores de hardware estão utilizando alguma “tática” para amarrar os clientes, saibam que a licença os obriga a disponibilizar os drivers. Caso não haja o driver para o sistema operacional em questão, restam as listas de discussão e trabalhos da comunidade.
Eu trabalho com OpenSolaris, e embora a licença seja *diferente* (parecida com a BSD), ainda temos algumas deficiências de drivers. Acredito que o GNU/Linux tenha superado esta fase. ;-)
Olá Marcelo, tudo bem?
Parabéns por sua participação no olhar digital. :)
Queria tirar uma dúvida com vc.
Eu já tentei tirar pelo forum do Ubuntu mas não foram totalmente esclarecidas.
É o seguinte… uso o terminal para criar shell scripts usando o editor gedit.
Quando crio scripts usando o dialog, ocorre erros. Descobri que o dialog não está instalado. Por isso que não está dando para executar os scripts.
Tentei instalar usando:
sudo apt-get install dialog
O sistema checa se tem algum programa com dialog incluido, mas não tem.
Como faço pra achar e para instalar?
Tentei usar o recurso ultilizando o Synaptic e o Zenity como a amigo me aconselhou, pode até dar certo, mas acho que estou usando o recurso da maneira errada. Vc pode me ajudar?
Abraços
Boa tarde Ge!
Dialog é realmente excelente para fazer scripts bash…
Que versão do Ubuntu está utilizando?
Olha só a saída que tenho quando executo o comando de instalação:
# apt-get install dialog
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
The following NEW packages will be installed:
dialog
0 upgraded, 1 newly installed, 0 to remove and 118 not upgraded.
Need to get 258kB of archives.
After this operation, 1356kB of additional disk space will be used.
Get:1 https://us.archive.ubuntu.com hardy/universe dialog 1.1-20071028-3 [258kB]
Fetched 258kB in 12s (20.6kB/s)
Selecting previously deselected package dialog.
(Reading database … 74050 files and directories currently installed.)
Unpacking dialog (from …/dialog_1.1-20071028-3_i386.deb) …
Setting up dialog (1.1-20071028-3) …
E ainda o apt-cache show:
# apt-cache show dialog
Package: dialog
Priority: optional
Section: universe/misc
Installed-Size: 1324
Maintainer: Ubuntu MOTU Developers
Original-Maintainer: Santiago Vila
Architecture: i386
Version: 1.1-20071028-3
Provides: libdialog-dev
Depends: debianutils (>= 1.6), libc6 (>= 2.7-1), libncursesw5 (>= 5.6+20071006-3)
Filename: pool/universe/d/dialog/dialog_1.1-20071028-3_i386.deb
Size: 258432
MD5sum: 587ebe5190e8f5198b24fce166044e3f
SHA1: 7cbbf85dedb92ca5cc86e82af955097b9970ff0d
SHA256: c0da30f8983077c51c974b41a58b59650265c7bd487f052881afed1ea6abcc17
Description: Displays user-friendly dialog boxes from shell scripts
This application provides a method of displaying several different types
of dialog boxes from shell scripts. This allows a developer of a script
to interact with the user in a much friendlier manner.
.
The following types of boxes are at your disposal:
yes/no Typical query style box with “Yes” and “No” answer buttons
menu A scrolling list of menu choices with single entry selection
input Query style box with text entry field
message Similar to the yes/no box, but with only an “Ok” button
text A scrollable text box that works like a simple file viewer
info A message display that allows asynchronous script execution
checklist Similar to the menu box, but allowing multiple selections
radiolist Checklist style box allowing single selections
gauge Typical “progress report” style box
tail Allows viewing the end of files (tail) that auto updates
background tail Similar to tail but runs in the background.
editbox Allows editing an existing file
Bugs: mailto:ubuntu-users@lists.ubuntu.com
Origin: Ubuntu
[]’s
Então Marcelo, a versão do Ubuntu que eu uso é a 9.04.
Já usei esse mesmo procedimento
apt-get install dialog
Ele não encontra nenhum diretório. Carrega e tudo mas não encontra nada, nenhum umprograma que tem o dialog relacionado ele acha.
Um amigo recomendou esse site
https://packages.ubuntu.com/search?searchon=names&keywords=dialog
Lá tem milhares de diretórios voltado ao dialog, nem sei qual baixar, tentei um monte, mas não conseguir, tentei inclusive extrair alguns arquivos que estavam anexados, e tentar rodar no terminal, mas sem sucesso.